A importância da nutrição para a saúde humana

0

A comida desempenha um papel significativo em nossas vidas e é uma parte muito importante da vida cotidiana. Passamos muito tempo preparando as refeições e consumindo os próprios alimentos. Procuramos torná-lo saboroso, nutritivo e também saudável. Durante séculos, comer não foi apenas um meio de saciar a fome, mas, afinal, um importante fator social e cultural. Também faz parte da tradição.

No entanto, deve-se lembrar que sua função biológica básica é fornecer nutrientes ao corpo. Comer deve, portanto, não ser apenas uma fonte de prazer, mas também mantê-lo saudável. Os alimentos consumidos pelo ser humano servem como uma espécie de combustível necessário para o bom funcionamento do nosso organismo. O alimento fornecido ao corpo é convertido por ele em processos bioquímicos em energia usada por todos os órgãos, tecidos e células

Graças a ela, é possível não só funcionar, mas também crescer e se regenerar. Também é muito importante manter o equilíbrio adequado do corpo para fornecer nutrientes, minerais e vitaminas que não somos capazes de produzir por nós mesmos. Assim, o alimento nos fornece a energia, os blocos de construção e os ingredientes funcionais necessários para a vida. Porém, não existe alimento que contenha todas as substâncias necessárias ao bom funcionamento do organismo.

É por isso que o princípio básico de uma alimentação saudável é uma alimentação variada. Os componentes mais importantes da nossa alimentação são: proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais, vitaminas e substâncias adicionais, como substâncias de lastro. As deficiências em qualquer um deles são a causa de vários distúrbios e disfunções no corpo.

Segundo especialistas, a alimentação tem um grande impacto na nossa saúde. É tão grande que é de fundamental importância no desenvolvimento de muitas das chamadas doenças da civilização. A Comissão da Organização Mundial da Saúde publicou em 1999 uma lista de doenças crônicas resultantes de má nutrição.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui