A comida desempenha um papel significativo em nossas vidas e é uma parte muito importante da vida cotidiana. Passamos muito tempo preparando as refeições e consumindo os próprios alimentos. Procuramos torná-lo saboroso, nutritivo e também saudável. Durante séculos, comer não foi apenas um meio de saciar a fome, mas, afinal, um importante fator social e cultural. Também faz parte da tradição.
No entanto, deve-se lembrar que sua função biológica básica é fornecer nutrientes ao corpo. Comer deve, portanto, não ser apenas uma fonte de prazer, mas também mantê-lo saudável. Os alimentos consumidos pelo ser humano servem como uma espécie de combustível necessário para o bom funcionamento do nosso organismo. O alimento fornecido ao corpo é convertido por ele em processos bioquímicos em energia usada por todos os órgãos, tecidos e células
Graças a ela, é possível não só funcionar, mas também crescer e se regenerar. Também é muito importante manter o equilíbrio adequado do corpo para fornecer nutrientes, minerais e vitaminas que não somos capazes de produzir por nós mesmos. Assim, o alimento nos fornece a energia, os blocos de construção e os ingredientes funcionais necessários para a vida. Porém, não existe alimento que contenha todas as substâncias necessárias ao bom funcionamento do organismo.
É por isso que o princípio básico de uma alimentação saudável é uma alimentação variada. Os componentes mais importantes da nossa alimentação são: proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais, vitaminas e substâncias adicionais, como substâncias de lastro. As deficiências em qualquer um deles são a causa de vários distúrbios e disfunções no corpo.
Segundo especialistas, a alimentação tem um grande impacto na nossa saúde. É tão grande que é de fundamental importância no desenvolvimento de muitas das chamadas doenças da civilização. A Comissão da Organização Mundial da Saúde publicou em 1999 uma lista de doenças crônicas resultantes de má nutrição.