Atividades culturais e desportivas suspensas

0
Rate this post

A decisão vai ao encontro das medidas tomadas pelo Governo para o novo confinamento do país, no âmbito do combate à pandemia de Covid-19.

As medidas decretadas pelo Governo para o novo período de confinamento, que entrou em vigor às 00h00 desta sexta-feira, 15 de janeiro, “não implicam alterações nas atividades académicas e outras decorrentes da missão institucional da Universidade do Porto”. O anúncio foi comunicado esta quinta-feira a toda a comunidade académica e vai ao encontro da decisão do Governo de manter todos os estabelecimentos de ensino em pleno funcionamento.

Num comunicado assinado pelo Grupo de Trabalho da U.

Porto para a COVID-19 e enviado a toda a comunidade académica, a Universidade refere que as atividades de ensino e avaliação vão continuar “a prosseguir de acordo com a legislação em vigor e as recomendações do as autoridades”. de saúde, como tem acontecido desde o início do ano letivo”.

  • Na prática, a medida agora anunciada – e que vai contra a decisão do Governo de manter todos os estabelecimentos de ensino em pleno funcionamento – significa, por exemplo, que a atual época de exames não será afetada pelas novas medidas de confinamento.
  • Assegura-se assim que todas as provas escritas e orais são realizadas, de acordo com o calendário estabelecido pelas faculdades.

Lembre-se que o período de avaliação do primeiro semestre do ano letivo começou no início de janeiro e vai até 5 de fevereiro. O segundo semestre começa em 8 de fevereiro.

Ao contrário do que acontece com as atividades académicas, a U.Porto, por sua vez, anunciou a “suspensão da realização de eventos, atividades desportivas e culturais nas instalações da Universidade” com efeitos a partir das 00h00 desta sexta-feira, 15 de dezembro. Janeiro, e por tempo indeterminado.

Esta medida prevê o encerramento ao público das instalações do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), que inclui o Pólo Central (Reitoria), a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e o Jardim Botânico do Porto.

A lista de espaços a encerrar inclui ainda a Fundação Marques da Silva, a Casa Museu Abel Salazar e a Casa Comum (Reitoria).

Os espaços desportivos da U.Porto permanecerão abertos apenas para fins específicos (aulas do ensino secundário, treino de equipas de alta competição, ou atividades académicas da Faculdade de Desporto), permanecendo encerrados ao público em geral.

O CDUP-UP anunciou, no entanto, que continuará a assegurar as diferentes atividades do Programa UPFit de forma online. As exceções incluem as sessões de Badminton, Escalada, Desportos de Combate e UPRunning, que permanecerão encerradas “até que novas regras sejam emitidas pelo Governo Português e pela Direção-Geral da Saúde”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui