Verificação Internacional a respeito de Cidades Amigas do Macróbio nos Emirados | ILC BRASIL – Lusitano

0
Rate this post

As experiências do município gaúcho de Veranópolis com o programa incentivado pelo Grupo CPFL “Cidades Para Todas As Idades”, executado em colaboração com o nosso Centro, foram apresentadas nos Emirados Árabes Unidos durante a conferência internacional “Sharjah Age-friendly Conference” nos dias 24 e 25 de setembro, em Sharjah.

O Emirado de Sharjah convidou membros da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas do Velho da Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma comuta de experiências e boas práticas. A metodologia referendada pela OMS permite, por exemplo, que o município faça parte de uma rede global da qual participam atualmente cerca de 380 cidades em 37 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania. Isso possibilita que o município compartilhe e troque experiências a respeito de o matéria, participe de fóruns globais de controvérsia e obtenha amparo perito da OMS para o incremento dos seus projetos voltados ao envelhecimento ativo.

O Emirado se tornou membro da Rede em setembro do ano passado e fez único grande empenho para conscientizar as organizações da cidade que participam do programa. Veranópolis, que também se juntou à Rede no ano passado, será representada nessa conferência internacional pelo Prefeito Dr. Waldemar de Carli e pela Presidente da seção Rio Amplo do Sul da Reunião Brasileira de Gerontologia e Geriatria, Dra. Berenice Werle. Ambos fazem parte da equipe que liderou a perquisição de avaliação principiante da cidade que obteve respostas de mais de mil cidadãos veranenses.

A perquisição, realizada entre outubro de 2015 e março de 2016, serviu como arrimo para o incremento de único liso estratégico de ações que estão sendo implementado. Quem coordena a iniciativa em Veranópolis é o Juízo Municipal do Velho, presidido pela Dra. Neide Bruscato.